Representantes do Reino Unido, França e Alemanha, conhecidos como E3, se reuniram nesta sexta-feira (25) em Viena com diplomatas iranianos para abordar o impasse em torno do programa nuclear do Irã. O encontro, que durou quatro horas, teve como foco a possibilidade de reimposição de sanções ao país, suspensas em 2015 em troca de restrições e monitoramento do programa nuclear por parte de Teerã.
Um diplomata europeu afirmou que o mecanismo de 'snapback' das sanções 'permanece na mesa', com a possibilidade de um adiamento na ativação, condicionado a um engajamento diplomático significativo do Irã. O país deve retomar a cooperação total com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e abordar preocupações relacionadas ao seu estoque de urânio altamente enriquecido.
A Europa estabeleceu um prazo até o final de agosto para a retomada das sanções, caso não haja avanços no controle do programa nuclear iraniano. O negociador iraniano e vice-ministro das Relações Exteriores, Kazem Gharibabadi, descreveu a reunião como 'séria, franca e detalhada', destacando a disposição para novas conversas sobre a questão nuclear e o status das sanções.