O atacante Dudu, atualmente no Atlético-MG, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira, 27 de outubro, por postagens ofensivas dirigidas à presidente do Palmeiras, Leila Pereira. O jogador foi suspenso por seis partidas e multado em R$ 90 mil após ser julgado pela Quinta Comissão Disciplinar, que decidiu por unanimidade. A decisão é em primeira instância e cabe recurso ao Pleno do STJD.
Dudu foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de punições para atos discriminatórios. As ofensas, que incluíam postagens misóginas, ocorreram em janeiro deste ano nas redes sociais, onde o atleta se dirigiu à dirigente com expressões depreciativas, como um “VTNC”.
Durante o julgamento, Leila Pereira foi a única a comparecer e relatou que se sentiu atacada e desrespeitada, afirmando que as ofensas estavam ligadas ao fato de ser mulher. O jogador também fez referências à sua saída do clube, contrastando sua trajetória com a de Leila, o que intensificou as acusações de misoginia em seu comportamento nas redes sociais.