O atacante Dudu, atualmente no Atlético-MG, foi suspenso por seis partidas e multado em R$ 90 mil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido a postagens ofensivas dirigidas à presidente do Palmeiras, Leila Pereira. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 20 de outubro de 2023, pela Quinta Comissão Disciplinar do STJD, que considerou as ofensas como atos discriminatórios, conforme o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
O julgamento, que ocorreu na manhã de hoje, contou apenas com a presença de Leila Pereira, que relatou ter se sentido atacada pelas declarações do jogador. Durante seu depoimento, a presidente do Palmeiras destacou que as ofensas foram motivadas pelo fato de ser mulher, enfatizando a gravidade do caso.
As postagens analisadas pelo tribunal incluíram um comentário em que Dudu se referiu à sua saída do clube e fez insinuações sobre a forma como Leila chegou à presidência. A decisão do STJD é em primeira instância e cabe recurso ao Pleno do tribunal, o que poderá alterar a punição imposta ao atleta.