Jerusalém – Neste sábado, a Fundação Humanitária de Gaza confirmou que dois de seus trabalhadores humanitários norte-americanos ficaram feridos em um ataque com granadas em um centro de distribuição de alimentos na região. Os feridos, que não correm risco de morte, estão recebendo tratamento médico e se encontram em condição estável, segundo comunicado da fundação, que recebe apoio dos Estados Unidos e de Israel.
O ataque ocorreu após uma distribuição bem-sucedida de alimentos, que beneficiou milhares de habitantes de Gaza. De acordo com informações preliminares, dois assaltantes lançaram duas granadas contra os trabalhadores. A fundação, que iniciou suas atividades na região em maio, conta com a segurança de militares privados dos EUA em suas instalações.
As circunstâncias do ataque ainda são incertas, mas o exército israelense atribuiu a responsabilidade a "organizações terroristas" que estariam tentando sabotar a distribuição de ajuda humanitária. A violência na Faixa de Gaza tem aumentado, enquanto esforços para um cessar-fogo continuam. O Hamas, por sua vez, anunciou que está disposto a negociar um acordo mediado pelos EUA, com uma reunião entre o presidente Donald Trump e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu agendada para segunda-feira.