Nesta sexta-feira (18), foi lançado um documentário que homenageia os 60 anos da emblemática vitória do Paysandu sobre o Peñarol, ocorrida em 1965, na Curuzu. A partida, que terminou com um placar de 3 a 0, é um marco na história do clube paraense e é lembrada com orgulho pelos torcedores, que ainda entoam a famosa marchinha: "Até o Peñarol veio aqui pra padecer".
Com 14 minutos de duração, o filme apresenta relatos emocionantes dos ex-jogadores Beto e Quarentinha, que revivem momentos da partida e discutem o significado daquela vitória contra um adversário que era considerado imbatível, vindo de títulos internacionais e uma longa invencibilidade. Quarentinha destaca a importância de ser parte da história do clube, afirmando: "Historiadores são muitos, mas personagens da história são poucos".
O Paysandu enfrentou o Peñarol, que na época era bicampeão do mundo e havia acabado de vencer o Santos de Pelé. Beto recorda que a expectativa era de que o time uruguaio dominasse o jogo, mas a vitória do Paysandu foi construída com gols de Ércio e Milton Dias no primeiro tempo, e Pau Preto fechou o placar no segundo tempo, após assistência de Vila. A vitória ainda é celebrada como um feito memorável na trajetória do clube.