O Distrito Federal conta atualmente com 46.085 imigrantes, conforme dados de 2024 do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF). Este número representa 1,55% da população total da região, que é de 2.982.816 habitantes. Os principais países de origem dos imigrantes são Venezuela, Japão e Colômbia, com 2.497, 1.360 e 1.042 residentes, respectivamente.
A crise econômica e social na Venezuela tem impulsionado uma significativa onda migratória na América Latina, resultando na saída de mais de 7 milhões de venezuelanos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A professora Tânia Mara Passarelli Tonhati, do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), destaca que, apesar do número de venezuelanos em Brasília, o impacto na cidade é considerado pequeno.
A Operação Acolhida, uma iniciativa do Exército Brasileiro, tem promovido o acolhimento e a realocação de imigrantes, oferecendo casas de acolhimento e programas de inserção social. Desde julho de 2024, a Lei nº 7.540/2024 estabelece a Política Distrital para a População Imigrante, garantindo acesso à saúde, educação e apoio ao mercado de trabalho, além de medidas contra a xenofobia. Essa legislação visa assegurar que os imigrantes sejam tratados com dignidade e respeito, facilitando seu acesso a serviços essenciais na capital brasileira.