O diretor do Federal Reserve, Christopher Waller, afirmou nesta quinta-feira que é favorável a um corte de 25 pontos-base na taxa de juros durante a próxima reunião do banco central, marcada para os dias 29 e 30 de julho. Waller destacou que a economia dos Estados Unidos apresenta riscos crescentes, o que justifica essa medida. Em uma reunião do Money Marketeers da Universidade de Nova York, ele mencionou que, apesar do crescimento econômico, o ímpeto diminuiu significativamente, aumentando os riscos para o mercado de trabalho.
Waller ressaltou que as evidências indicam que o Fed deve ignorar o impacto das tarifas de importação e focar em outros fatores que influenciam a economia. Ele acredita que um afrouxamento da política monetária em julho poderia ser seguido por mais cortes, considerando que a taxa de juros atual está acima do nível neutro de 3% que as autoridades do Fed consideram adequado a longo prazo.
O diretor também alertou que a decisão de não cortar os juros neste mês poderia resultar em problemas futuros, caso a fraqueza econômica se intensifique. Embora a maioria das autoridades do Fed não esteja inclinada a alterar a taxa de juros, Waller enfatizou que suas opiniões sobre cortes não são motivadas por questões políticas, em meio a especulações sobre sua possível candidatura à presidência do Fed no futuro.