A Diocese de Porto Nacional dará início à fase diocesana do processo de beatificação do Padre Luso Barros de Matos com uma missa especial no dia 19 de julho, às 11h. O evento contará com a presença do especialista italiano Paolo Vilotta, que tem experiência em causas de beatificação e canonização, e será presidido pelo bispo Dom José Moreira.
Desde 2022, o Padre Luso está em processo de beatificação, e nesta nova etapa, Vilotta participará de reuniões com a Associação dos Amigos do Padre Luso (AaPL) e o bispo, visando organizar os trabalhos necessários para o reconhecimento oficial de sua santidade. O especialista, que atua em aproximadamente 45 processos de beatificação no Brasil, tem a responsabilidade de investigar a vida e as virtudes dos candidatos à santidade.
O padre Eldinei Carneiro, postulador do processo, destacou que a fase diocesana envolve a criação de um tribunal que analisará relatos e milagres atribuídos ao Padre Luso. O tribunal será responsável por investigar os fatos históricos e o conteúdo teológico relacionados à vida do religioso, que atuou por 42 anos em Porto Nacional e faleceu em 1987.
O processo de canonização do Padre Luso segue três etapas principais, começando pela investigação das virtudes ou martírio, seguida pela comprovação de um milagre para a beatificação e, finalmente, a confirmação de um milagre após a beatificação para a canonização. O Padre Luso, nascido em 1906 no Maranhão, é lembrado por sua devoção a Santo Antônio e pela influência que exerceu na comunidade local durante sua vida.