A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, reiterou nesta quarta-feira (9 de julho de 2025) a importância do uso de moedas alternativas ao dólar nas transações entre os países membros do bloco BRICS. A declaração foi feita durante um evento sobre transição energética e sustentabilidade, realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.
Dilma Rousseff destacou a necessidade de aumentar o financiamento para nações do Sul Global, com foco no combate às mudanças climáticas. "O uso de moedas locais leva a uma taxa de juros menor e ajuda a mitigar riscos cambiais", afirmou a ex-presidente, enfatizando os benefícios econômicos dessa prática.
Atualmente, cerca de 25% da carteira do NDB é composta por moedas locais, e a presidente expressou a intenção de aumentar esse percentual. Além disso, Rousseff revelou que aproximadamente 40% dos recursos do banco são destinados a iniciativas voltadas exclusivamente para a sustentabilidade, reforçando o compromisso da instituição com a preservação ambiental.