A ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), destacou a importância do fortalecimento do financiamento em moeda local durante a abertura do 10º Encontro Anual do Conselho de Governadores do NDB, realizado nesta sexta-feira, 4. Em seu discurso, Dilma enfatizou a necessidade de expandir parcerias com outros bancos multilaterais, o setor privado e instituições acadêmicas para promover o desenvolvimento nos países membros.
Dilma ressaltou que, apesar dos dez anos de existência do NDB, que se consolidou como uma instituição confiável, o cenário global atual é mais complexo e desafiador do que em 2015. "O mundo de hoje não é o mesmo de 2015. Está mais fragmentado, mais desigual e mais exposto à crise sobreposta", afirmou, referindo-se ao aumento do unilateralismo e à pressão sobre o multilateralismo.
A presidente do NDB alertou que tarifas, sanções e restrições financeiras estão sendo utilizadas como instrumentos de insubordinação política, o que demanda uma maior cooperação entre as instituições. Ela também expressou a expectativa de que esta seja a "década de ouro" do NDB, defendendo que a instituição deve liderar esforços em direção à sustentabilidade e ao desenvolvimento inclusivo e soberano, permitindo que os países do sul global definam seus próprios caminhos de desenvolvimento.