Neste 8 de julho, Dia Mundial da Alergia, uma pesquisa da Petlove/Quaest revela que 46% dos tutores de animais de estimação no Brasil sofrem de rinite devido ao contato com seus pets. O estudo, que destaca a conexão entre humanos e animais, mostra que 94% dos brasileiros já tiveram um pet, e 72% ainda possuem um. Os principais sintomas da alergia incluem espirros, coceira no nariz e nos olhos, com 26% dos entrevistados buscando atendimento médico por causa da condição.
A médica alergista Dra. Brianna Nicoletti explica que a alergia a animais é causada por uma reação do sistema imunológico a proteínas presentes nos pets. Os sintomas podem variar de espirros e nariz entupido a crises de asma, e o tratamento pode incluir desde lavagem nasal diária até imunoterapia, que ajuda o corpo a conviver com os alérgenos.
O médico-veterinário da Petlove, Pedro Risolia, alerta que nem sempre as alergias são causadas pelos pelos dos animais, podendo ser desencadeadas por fatores como caspa e restos de urina. Ele recomenda a limpeza regular do ambiente e cuidados com a higiene do pet, como banhos e escovação, para minimizar os agentes alérgicos. A saúde do animal também deve ser monitorada com visitas regulares ao veterinário, garantindo uma convivência saudável entre tutores e seus companheiros animais.