O Dia dos Pais, comemorado em 10 de agosto, deve gerar uma movimentação de R$ 27,1 bilhões no comércio e serviços, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. A pesquisa revela que 65% dos consumidores planejam comprar presentes, totalizando cerca de 106,3 milhões de pessoas nas capitais, embora haja uma redução de 4,6 milhões de compradores em relação ao ano anterior.
O estudo também aponta que 62% dos consumidores percebem um aumento nos preços, enquanto 32% acreditam que os valores se mantiveram estáveis e 6% consideram que os produtos estão mais baratos. O gasto médio por presente deve ser de R$ 255. José César da Costa, presidente da CNDL, destaca que, apesar da queda no número de compradores, a data continuará a ser significativa para o comércio, com expectativa de lojas cheias nos próximos dias.
As categorias de produtos mais procuradas incluem roupas (44%), perfumes e cosméticos (34%), calçados (31%) e acessórios (18%). O Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, conforme o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas Belém). Lojistas se preparam para a data com decorações e treinamentos de equipe, buscando atender a demanda crescente de consumidores.
A pesquisa também revela que 76% dos consumidores pretendem pagar os presentes à vista, com destaque para o uso do PIX (46%) e cartão de débito (18%). Enquanto isso, 39% planejam parcelar as compras, principalmente no cartão de crédito (30%). A maioria das compras deve ocorrer em lojas físicas (76%), com 31% dos entrevistados optando por shoppings centers, e 43% pretende comprar online, destacando o uso de aplicativos e sites.