Neste sábado, 26 de julho, o Brasil celebra o Dia dos Avós, e em Divinópolis, a data ganha um significado especial para João Pedro Souza e João Vitor. Criados pelos avós maternos, Isabel Teixeira e José Eustáquio Sousa, após a morte da mãe em 2002, os irmãos retribuem o amor e a dedicação que receberam durante a infância. Renata, mãe dos meninos, faleceu em decorrência de leucemia, deixando-os sob os cuidados dos avós, que trabalhavam na Escola Estadual São Francisco de Assis.
Isabel, que atuava como cantineira, e José Eustáquio, zelador da escola, enfrentaram dificuldades financeiras, mas sempre se esforçaram para proporcionar um lar amoroso e acolhedor. Com o apoio da comunidade, eles criaram os netos com carinho e disciplina, mesmo diante da ausência dos pais. "Meus avós são meu mundo inteiro. Eles me deram tudo o que eu precisava", afirma João Pedro, destacando a importância do vínculo construído com o avô durante atividades cotidianas.
Atualmente, aos 30 e 27 anos, João Pedro e João Vitor são formados em Educação Física e residem com a avó no Bairro Santo Antônio, próximo à escola onde cresceram. Reconhecendo o papel fundamental dos avós em suas vidas, os irmãos agora buscam retribuir todo o amor e apoio que receberam. "Minha avó sempre esteve lá, cuidando de mim. Agora, conseguimos ajudar um pouco", diz João Pedro, emocionando Dona Isabel, que vê seus netos formados e presentes como o maior presente que poderia receber.