Neste sábado (26), cidades brasileiras na fronteira com a Bolívia realizaram o Dia D de vacinação contra o sarampo, em uma ação coordenada para prevenir a entrada da doença no Brasil. A iniciativa ocorre em resposta ao surto de sarampo que afeta o país vizinho e visa proteger a população local.
Em Brasiléia, no Acre, um posto de vacinação foi instalado próximo à ponte Wilson Pinheiro, que liga o Brasil à Bolívia. Mais de 300 doses da vacina foram disponibilizadas para a população. O comerciante Paulo Firmino relatou que sua filha se vacinou ao passar pelo local, evidenciando a mobilização da comunidade.
O Acre, que não registra casos de sarampo há mais de 20 anos, declarou situação de emergência devido ao risco de disseminação da doença, com oito casos suspeitos identificados. Em outras regiões, como Cáceres (MT) e Corumbá (MS), pontos de vacinação também foram estabelecidos, com a participação ativa da população.
Além das 65 mil doses destinadas ao Dia D, o Brasil doou 600 mil vacinas contra o sarampo para a Bolívia. O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, enfatizou a importância da vacinação e incentivou a população a manter a imunização em dia para garantir a proteção contra a doença.