A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou dois casos de raiva em morcegos nas regiões de Sobradinho e Planaltina. Os diagnósticos foram realizados até junho de 2025 e, segundo a pasta, estes são os únicos registros da doença em morcegos até o momento. Os animais pertencem à espécie Artibeus lituratus, conhecida por sua dieta frugívora, ou seja, alimentam-se de frutas.
A SES-DF esclareceu que, em condições normais, os morcegos dessa espécie não representam risco para a população. No entanto, a secretaria orienta a população sobre como proceder ao encontrar um morcego, seja voando durante o dia, caído ou dentro de residências. As recomendações incluem não tocar no animal, isolá-lo com um balde ou caixa de papelão e, em caso de contato, lavar a área afetada com água e sabão.
Além disso, a população deve verificar se os animais domésticos estão com a vacina antirrábica em dia e entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses pelo WhatsApp ou e-mail, caso encontrem um morcego. A SES-DF reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde pública em relação à raiva.