Na tarde desta quarta-feira, 30 de agosto, o Detran de Santa Catarina realizou uma ação especial voltada para motociclistas em frente à sua sede, como parte da Semana Nacional do Motociclista. O evento incluiu a distribuição gratuita de antenas corta-pipa e orientações sobre a regularidade das placas, legislação, CNH e programas específicos do Detran para motociclistas.
Ricardo Miranda Aversa, presidente do Detran/SC, destacou a importância da data, que celebra o Dia do Motociclista, instituído pela Lei nº 15.006/2024. A legislação visa aumentar a conscientização sobre os altos índices de acidentes e fatalidades envolvendo motociclistas, que, em 2024, já contabilizam mais de 33 mil acidentes e 516 mortes em Santa Catarina.
Em Florianópolis e São José, mais da metade das mortes no trânsito neste ano foram de motociclistas, representando mais de 51% das fatalidades nas duas cidades. Nos últimos cinco anos, foram registrados 18.536 acidentes com motocicletas, resultando em 240 mortes.
A ação, que contou com o apoio de diversas associações do setor, atendeu mais de 150 motociclistas por ordem de chegada, reforçando o compromisso do Detran/SC com a educação no trânsito e a valorização dos motociclistas, promovendo ações preventivas que visam salvar vidas.