Pesquisadores da Universidade da Academia Chinesa de Ciências anunciaram a descoberta de um dinossauro herbívoro fossilizado, batizado de Pulaosaurus, que apresenta características na garganta semelhantes às de aves modernas. O fóssil, encontrado em rochas com 163 milhões de anos no nordeste da China, mede cerca de 60 centímetros e é considerado um dos primeiros membros da linhagem que originou os hadrossauros e dinossauros com chifres.
O esqueleto do Pulaosaurus, que está em grande parte completo, oferece uma visão detalhada da anatomia do animal. A estrutura vocal identificada pelos cientistas é notável, pois a preservação dessa parte do corpo é rara em fósseis. Os ossos encontrados na garganta do dinossauro são muito semelhantes aos das aves atuais, levantando a hipótese de que sua vocalização poderia ter sido similar à das aves, embora a natureza exata do som permaneça incerta.
Xing Xu, paleontólogo do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia, destacou que, apesar das dificuldades em prever como era o som emitido pelo Pulaosaurus, a descoberta sugere que as origens da vocalização das aves podem estar ligadas ao surgimento dos dinossauros. A formação rochosa onde o fóssil foi encontrado já havia revelado outras espécies importantes, como o proto-pássaro Anchiornis e o dinossauro emplumado Tianyulong.