Trabalhadores que realizavam a instalação de uma tubulação de água na Cidade Antiga de Dubrovnik, na Croácia, descobriram os restos de um barco de madeira datado do século 18. A descoberta ocorreu em abril, enquanto os operários trabalhavam a cerca de 75 centímetros abaixo do fundo do mar, segundo informações do NY Post.
O construtor subaquático Ivan Bukelic relatou à emissora búlgara NOVA TV que a estrutura foi encontrada durante as obras de encanamento. "Agora posso dizer que descobri um barco na Cidade Antiga de Dubrovnik", afirmou Bukelic, revelando a surpresa com a descoberta.
A arqueóloga marinha Irena Radić Rossi confirmou que a embarcação possui mais de 225 anos e, embora ainda não seja possível determinar o tipo ou as dimensões do navio, a datação por radiocarbono indica que ele é do final do século 18. Os restos estão sendo preservados para futuras análises, conforme destacou a especialista.
Descobertas de naufrágios não são incomuns na Europa, com várias ocorrendo apenas neste ano. Recentemente, escavadores na Espanha encontraram os restos de um navio antigo em um mercado de peixes, e na Irlanda, arqueólogos anunciaram a possível descoberta do Recovery, um navio do século 18 que afundou há cerca de 240 anos.