Estudos apontam que a diversidade linguística e cultural pode gerar grandes falhas na interpretação e terminologia de conceitos fundamentais. Especialistas em história, sociologia e antropologia destacam que a ausência de certos termos em civilizações antigas reflete a falta de experiências e realidades específicas, evidenciando a complexidade da comunicação humana. No contexto atual, o conceito de 'igualdade' é questionado, sugerindo que a 'equidade' poderia ser uma definição mais apropriada para lidar com as diferenças entre os indivíduos.
Um exemplo prático dessa busca por equidade foi apresentado pela professora Libertad Borges Bittencourt, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que relatou a experiência de seu marido em um projeto social no Rio de Janeiro. Ao perceber que a introdução de música clássica não ressoava com as crianças da comunidade, ele adaptou sua abordagem ao incorporar a música local, resultando em um projeto bem-sucedido que uniu a comunidade e a orquestra sinfônica.
Recentemente, durante o encerramento do Projeto Goianins, a artista Helena Vasconcelos propôs uma atividade interativa com crianças, onde cada uma teve a liberdade de escolher a cor e a posição de suas impressões digitais em uma parede. Essa atividade simbolizou a ideia de que, embora todos tenham as mesmas oportunidades de participação, as escolhas e expressões individuais são únicas, reforçando a importância da equidade na sociedade contemporânea.