Com a chegada do inverno, a diminuição das temperaturas traz também uma mudança nos hábitos de higiene pessoal. Dermatologistas, como Juliana Piquet, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alertam que a frequência dos banhos pode ser reduzida nesta estação para proteger a barreira natural da pele, que se torna mais sensível. A combinação de água quente e sabonetes agressivos pode remover os óleos naturais da pele, favorecendo o ressecamento e irritações.
A especialista compara a pele a um muro, onde as células são os tijolos e os lipídeos atuam como cimento. Quando a frequência dos banhos aumenta, essa camada essencial é comprometida. Apesar de a recomendação ser de um banho por dia, os dermatologistas enfatizam que a prática pode variar conforme a atividade física e a necessidade individual de higiene.
Além de reduzir a frequência dos banhos, os especialistas sugerem algumas dicas para cuidar da pele durante o inverno. É aconselhável evitar água muito quente, banhos longos e optar por sabonetes líquidos ou óleos de banho, que são menos abrasivos. Hidratar a pele logo após o banho, enquanto ainda está úmida, também é uma prática recomendada para manter a umidade e proteger a pele da secura característica da estação.