Na terça-feira (22), deputados do PL, alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, realizaram um protesto na Câmara dos Deputados em resposta à suspensão das reuniões de comissões pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Durante o ato, uma bandeira com o lema 'Make America Great Again', em homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou a atenção, gerando críticas internas entre os parlamentares.
O protesto ocorre em meio a uma crise diplomática, com o anúncio de novas tarifas comerciais de 50% sobre produtos brasileiros por Trump, que entrarão em vigor em 1º de agosto. Os deputados buscavam criticar a decisão de Motta, mas a exibição da bandeira desviou o foco da manifestação, levando a críticas de membros mais pragmáticos do PL.
O deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) minimizou o impacto do gesto, afirmando que o foco do protesto deveria ser a suspensão das comissões. Apesar disso, ele defendeu Trump, associando suas ações à diplomacia do governo Lula. A presença do ex-presidente Bolsonaro era esperada no evento, mas ele decidiu não comparecer após novas restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes sobre redes sociais.