Na última quinta-feira (10), o deputado Messias Donato, do Republicanos, protocolou um requerimento de informações ao Ministério da Defesa, expressando preocupações sobre a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira (FAB). O documento solicita esclarecimentos sobre a disponibilidade das aeronaves da FAB e a gestão orçamentária da instituição, especialmente em relação aos anos de 2023, 2024 e até a presente data de 2025.
O requerimento questiona quantas aeronaves estão à disposição de ministros de Estado e outros integrantes do primeiro escalão do Governo Federal, além de exigir transparência sobre o número de horas de voo dedicadas ao transporte de autoridades. Donato também levanta preocupações sobre a situação das aeronaves inoperantes ou em manutenção, apontando que a falta de verba para abastecimento e manutenção pode estar comprometendo o uso das aeronaves.
Outro ponto abordado no requerimento é o impacto da situação financeira na carga horária de voo dos pilotos militares, questionando se esta é suficiente para garantir a segurança operacional. O deputado também menciona a redução das apresentações da Esquadrilha da Fumaça, indagando sobre os motivos para essa diminuição e o número de aviões envolvidos. A situação reflete uma crise financeira que não apenas afeta a rotina operacional da FAB, mas também sua imagem pública.