O deputado italiano Angelo Bonelli revelou, na tarde desta terça-feira (29), que forneceu à polícia italiana o endereço da deputada brasileira Carla Zambelli, que fugiu para a Itália após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Bonelli anunciou a informação em sua conta no X (antigo Twitter), afirmando que Zambelli está em um apartamento em Roma.
A revelação gerou uma onda de agradecimentos de brasileiros nas redes sociais, com comentários elogiando a atitude do parlamentar. "O Brasil agradece a sua contribuição de hoje", disse um usuário, enquanto outro agradeceu pela ajuda na prisão da deputada. Os comentários foram feitos em uma publicação anterior de Bonelli, onde ele questionava a permanência de Zambelli na Itália.
Zambelli foi condenada por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e seu nome consta na lista da Interpol. O Ministério da Justiça brasileiro já havia solicitado oficialmente a extradição da deputada, mas ainda não há uma data definida para sua devolução ao Brasil. O caso levanta questões sobre a atuação do governo italiano e a possibilidade de Zambelli viver livremente no país europeu, apesar da condenação no Brasil.