Na madrugada deste sábado (26), o deputado federal Helio Lopes, conhecido como Helio Negão, desfez um acampamento que havia montado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, após uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Lopes havia iniciado o protesto na sexta-feira (25) em frente ao STF, vestindo uma camisa azul com a bandeira de Israel e uma mordaça na boca, em oposição às decisões do tribunal.
O ato atraiu a atenção da polícia, que cercou a área com grades e reforçou a segurança. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, compareceu pessoalmente à praça durante a madrugada para notificar os manifestantes sobre a ordem de desocupação, que foi expedida no contexto do inquérito das fake news.
Helio Lopes, que foi eleito deputado federal em 2018 com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, se apresenta como representante dos "pretos de direita" e já se manifestou contra cotas raciais nas universidades públicas. Recentemente, ele foi condenado a indenizar os irmãos Luccas e Felipe Neto em R$ 50 mil por danos morais, em um processo relacionado a postagens em suas redes sociais.