Na quinta-feira (17), um gesto de apoio ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, por parte do deputado Delegado Caveira (PL-PA) expôs divisões internas na oposição ao governo Lula. Durante uma coletiva de imprensa na Câmara dos Deputados, o parlamentar ergueu uma bandeira com o slogan "Make America Great Again", provocando desconforto entre seus colegas bolsonaristas e resultando em um pedido de desculpas público à bancada.
A manifestação ocorreu em meio a tentativas de aliados de Jair Bolsonaro (PL) de realizar reuniões nas comissões de Segurança Pública e Relações Exteriores para votar moções de louvor ao ex-mandatário. No entanto, as sessões, agendadas para as 10h, foram suspensas pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), até o fim do recesso informal, em 1º de agosto.
A exibição da bandeira acontece em um contexto em que o governo Lula busca reforçar a narrativa de que a tarifa de 50% imposta por Trump está ligada ao apoio do bolsonarismo. A carta de Trump a Lula menciona o julgamento de Bolsonaro como um fator para a medida, o que tem sido utilizado por aliados do governo como evidência de ingerência política nos assuntos brasileiros. O episódio revela a dificuldade da oposição em apresentar uma posição coesa frente à crise comercial com os EUA, enquanto a tensão aumenta com a iminente aplicação da tarifa, que afeta setores estratégicos da economia nacional.