O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto de lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5.000 mensais, apresentará seu parecer nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, durante a comissão especial responsável pela análise da proposta. A leitura está marcada para as 15h30.
A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve solicitar mais tempo para a análise do texto, o que pode atrasar a votação, prevista para a próxima terça-feira, 15 de julho. Após a deliberação na comissão, o projeto seguirá para o plenário em agosto.
Em declarações feitas na terça-feira, 8 de julho, Lira mencionou a possibilidade de incluir uma compensação pela perda de arrecadação do governo, sem o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O deputado também destacou a necessidade de se reunir com o atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), antes de finalizar seu relatório. Lira havia inicialmente programado a apresentação do parecer para 27 de junho, mas decidiu aguardar a posição do governo sobre a questão.