O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) retificou seu voto na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 17 de julho de 2025. Chinaglia, que já ocupou a presidência da Câmara, foi o único membro do Partido dos Trabalhadores a votar a favor do projeto de lei 2.159 de 2021, que propõe mudanças nas regras de licenciamento ambiental.
Em nota, o congressista explicou que seu voto foi registrado incorretamente devido a uma falha no sistema de votação da Câmara. Segundo Chinaglia, o sistema apresentou instabilidades durante a sessão, dificultando o registro de votos e levando-o a consultar a orientação de outra votação, o que resultou no erro.
A proposta, que altera as normas de licenciamento ambiental, foi aprovada na madrugada de quinta-feira com 267 votos a favor e 116 contra, e agora segue para sanção presidencial. Após o equívoco, a deputada Erika Kokay (PT-DF) alertou a Mesa Diretora sobre a necessidade de correção do voto de Chinaglia, que já formalizou a retificação nos registros oficiais da Câmara.