A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou nesta quarta-feira, 30, um pedido na Câmara dos Deputados para que o parlamentar italiano Angelo Bonelli seja reconhecido como cidadão honorário da República Federativa do Brasil. A proposta se baseia na atuação de Bonelli, que denunciou o paradeiro da deputada Carla Zambelli (PL-SP), foragida há dois meses, às autoridades italianas.
Sâmia Bomfim destacou que Bonelli desempenhou um papel crucial na colaboração entre as instituições italianas e brasileiras, pressionando as autoridades para a captura e extradição de Zambelli, que foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por sua suposta participação em um ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A deputada também mencionou que Bonelli formalizou um pedido de extradição e revogação da cidadania italiana de Zambelli em junho, demonstrando seu comprometimento com a justiça. Em paralelo, outra deputada, Duda Salabert (PDT-MG), protocolou uma moção de louvor a Bonelli, ressaltando a importância de defender a democracia.
Zambelli deixou o Brasil em 3 de junho, após a condenação, e foi localizada por Bonelli, que informou sua localização às autoridades italianas em 29 de julho, resultando em sua prisão. A deputada se tornou foragida e teve seu nome incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.