A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou nesta quinta-feira (10) um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que sejam bloqueadas as contas bancárias e os bens do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A solicitação inclui também o congelamento de investimentos financeiros, imóveis e doações feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pai de Eduardo, para custear a estadia do filho nos Estados Unidos.
O pedido ocorre em meio a um contexto de tensão política, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a imposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, a partir de 1° de agosto. Eduardo Bolsonaro, que se encontra nos EUA desde março, é alvo de investigações no STF por suposta incitação ao governo norte-americano para adotar medidas contra o Brasil e a própria corte.
Erika Hilton argumenta que as ações de Eduardo Bolsonaro visam enfraquecer a soberania nacional e prejudicar economicamente o país em busca de benefícios pessoais. A deputada ressalta que tais condutas ferem compromissos internacionais do Brasil, especialmente os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Além disso, o inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro foi prorrogado por mais 60 dias, com o ministro Alexandre de Moraes afirmando que o deputado continua a interferir nas investigações relacionadas à chamada trama golpista, que está em fase de apresentação de alegações finais pelas partes.