A deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29 de julho de 2025) na Itália, após se apresentar às autoridades locais. A informação foi confirmada pelo advogado Fabio Pagnozzi, que afirmou que Zambelli solicitou que não fosse deportada ao Brasil, alegando ser alvo de "perseguição política". A prisão ocorre em meio a um contexto de investigações que envolvem outros membros do seu partido, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro.
Lindbergh Farias, deputado e líder do PT na Câmara, comemorou a prisão de Zambelli em sua conta no X, mencionando que aqueles que tramaram contra a democracia enfrentarão as consequências de seus atos. "Zambelli presa. Já já é o Jair. Cuidado, Eduardo!", escreveu Farias, referindo-se ao ex-presidente e ao deputado licenciado.
Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por falsidade ideológica. Sua fuga para a Itália ocorreu após a condenação, e agora ela enfrenta a possibilidade de um processo judicial no país europeu.