A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), considerada foragida da Justiça brasileira, manifestou a intenção de se apresentar às autoridades italianas, conforme informações de seu advogado, Fábio Pagnozzi. Em entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews, nesta segunda-feira (28), Pagnozzi afirmou que Zambelli aguardará um pedido formal do governo italiano para tomar essa decisão.
Desde sua chegada à Itália, Zambelli não recebeu qualquer manifestação negativa das autoridades locais. O advogado ressaltou que a deputada está disposta a colaborar com a Justiça, mas ainda não houve um contato oficial que a obrigue a se apresentar.
A deputada é alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro Alexandre de Moraes e figura na lista de procurados da Interpol. Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão por sua participação na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conluio com o hacker Walter Delgatti Neto. Desde a decretação de sua prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ela permanece fora do Brasil.