A demanda por financiamento no Brasil registrou um aumento de 1% em maio de 2025 em comparação a abril, conforme dados do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). No entanto, em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve uma queda de 0,6% no índice. O setor financeiro foi o que mais se destacou, apresentando um crescimento de 25% na busca por crédito em relação a maio de 2024, enquanto o varejo teve uma alta de 9%.
Apesar da queda interanual, Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech, afirmou que o cenário não é alarmante e que as projeções para o crescimento do crédito em 2025 permanecem positivas. Ela ressaltou que a diminuição na demanda não deve impactar negativamente as expectativas do setor, que tem observado um aumento contínuo na procura por crédito, mesmo com as elevações nas taxas de juros.
A análise também revelou que as médias empresas enfrentaram a maior retração na busca por financiamento, com uma queda de 29%, enquanto as pequenas empresas, com faturamento de até R$ 4,8 milhões, apresentaram um crescimento de 37,7%. As microempresas e as de maior porte também mostraram variações, com aumentos de 9% e 1,1%, respectivamente. O INDC, que avalia o apetite do consumidor por crédito, é uma ferramenta importante para entender as dinâmicas do mercado financeiro brasileiro.