A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta vermelho nesta quarta-feira (16) devido ao elevado risco de incêndios na região metropolitana. A medida foi tomada em resposta à combinação de umidade relativa do ar extremamente baixa, que atingiu 23%, e ao aumento das temperaturas durante o dia, que podem chegar a 27°C. A umidade em São Paulo está próxima à de Cuiabá (MT), que registrou 21%, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda níveis ideais entre 40% e 70%.
Embora o estado esteja no inverno, as temperaturas elevadas à tarde, aliadas ao tempo seco, têm deixado a vegetação vulnerável a incêndios. A Defesa Civil alerta que a baixa umidade do ar não apenas aumenta o risco de incêndios, mas também representa uma ameaça à saúde, elevando a incidência de doenças respiratórias.
Diante dessa situação, a Defesa Civil recomenda à população que evite jogar bitucas de cigarro em áreas de vegetação, não ateie fogo em lixo ou terrenos, e não solte balões, práticas que podem resultar em incêndios de grandes proporções. Além disso, é fundamental reforçar a hidratação, consumindo bastante água ao longo do dia.