As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil enfrentam uma semana de temperaturas excepcionalmente baixas, levando a Defesa Civil de São Paulo a emitir um alerta válido até sexta-feira (1º). A capital paulista registrou mínimas de 7°C, com áreas como Marsilac chegando a 0,8°C. A previsão indica que a Serra da Mantiqueira pode ter mínimas de 2°C, enquanto cidades como São José do Rio Preto e Araçatuba devem registrar 8°C.
Além do frio, um ciclone extratropical provocou uma forte ressaca marítima na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, com ondas que podem atingir até 3,5 metros. Em Guaratiba (RJ), a força das ondas invadiu a orla, afetando até um ônibus, enquanto cenas semelhantes foram observadas no Leblon e em cidades da Baixada Santista, onde a água do mar avançou sobre as avenidas.
Um sistema de alta pressão atmosférica está garantindo tempo firme e seco na maior parte do Centro-Sul do país, resultando em baixos níveis de umidade relativa do ar, especialmente na região Centro-Oeste. As temperaturas máximas devem permanecer amenas, com previsão de 16°C para São Paulo e Porto Alegre. Em contrapartida, um corredor de umidade está trazendo chuvas para o Nordeste, atingindo Maranhão, Ceará e Paraíba, além de Roraima e o oeste do Amazonas.