A Defensoria Pública do Estado de São Paulo promoverá no dia 16 de agosto o mutirão "Meu Pai Tem Nome", destinado ao reconhecimento de paternidade por meio de exames de DNA gratuitos. A ação ocorrerá em mais de 50 unidades da Defensoria, abrangendo a capital, a Região Metropolitana, o litoral e o interior do estado.
Os interessados devem se inscrever até o dia 13 de agosto, acessando o link disponibilizado pela Defensoria. Além dos exames de DNA, o mutirão oferecerá orientação jurídica e informações sobre o reconhecimento voluntário de paternidade, além de encaminhamentos para tentativas de acordo entre as partes envolvidas.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania, da Secretaria da Mulher do Governo do Estado de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). Importante ressaltar que, no dia do mutirão, não será realizada avaliação socioeconômica dos participantes, a qual será exigida apenas se houver necessidade de ajuizar uma ação judicial posteriormente.
O reconhecimento de paternidade é fundamental para garantir direitos essenciais às crianças, como acesso à herança, benefícios previdenciários e, principalmente, o direito à identidade e ao vínculo familiar.