O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (18) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) use tornozeleira eletrônica como medida de segurança para evitar uma possível fuga do país. A decisão foi recebida com apoio pelo líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), que a considerou "fundamental".
Lindbergh Farias destacou que a medida é uma resposta a preocupações levantadas em representações anteriores à Procuradoria-Geral da República e ao STF, enfatizando que Bolsonaro deve ser responsabilizado por seus atos. "Bolsonaro vai pagar por todos os seus crimes! Grande dia", afirmou o deputado em sua conta na rede social X.
Além da imposição da tornozeleira, a ordem de Moraes também proíbe o ex-presidente de acessar redes sociais e de se comunicar com diplomatas, embaixadores estrangeiros, ou outros réus e investigados pelo STF. A Polícia Federal cumpriu mandados relacionados ao caso na manhã de hoje em Brasília, dando sequência às investigações em andamento.