O Botafogo anunciou, na tarde desta terça-feira (8), a contratação de Davide Ancelotti, de 35 anos, como novo treinador da equipe masculina de futebol. O filho do renomado técnico Carlo Ancelotti assina contrato até o final de 2026, sucedendo o português Renato Paiva, demitido após a eliminação do clube nas oitavas de final do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, com uma derrota de 1 a 0 para o Palmeiras.
Davide Ancelotti, que assume seu primeiro cargo como técnico principal, traz uma vasta experiência como auxiliar técnico, tendo trabalhado ao lado de seu pai em clubes de renome como Paris Saint-Germain, Real Madrid e Bayern de Munique. Sua trajetória no futebol começou em 2012, e ele também esteve presente nas passagens de Carlo Ancelotti por Napoli e Everton.
Após deixar o Real Madrid, onde atuou como auxiliar, Davide participou de negociações para assumir o comando do Rangers, na Escócia, mas não houve acordo. No Botafogo, ele contará com o apoio de dois assistentes, o espanhol Luís Tevenet e o britânico Andrew Mangan, além do preparador físico italiano Luca Guerra.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que Davide foi liberado de suas funções na seleção brasileira, com a possibilidade de ser convocado pontualmente para a preparação da Copa do Mundo de 2026. A CBF acredita que a experiência no Botafogo, atual campeão brasileiro e da Conmebol Libertadores, será valiosa para o desenvolvimento profissional do novo treinador.