A Danone, sob a direção de Isabelle Esser, 62 anos, tem transformado sua abordagem em inovação alimentar, priorizando o impacto fisiológico e dados microbiológicos. Desde abril de 2022, Esser é a diretora-geral global de Pesquisa, Inovação, Qualidade e Segurança Alimentar da empresa, e desde o final de 2024, também ocupa o cargo de Chief Human Resources Officer. Ela responde diretamente ao CEO global da Danone, Antoine de Saint-Affrique, e é uma das três mulheres no conselho executivo da companhia.
Com mais de 35% de seu faturamento proveniente da área de nutrição médica, a Danone registrou um faturamento de 27,376 bilhões de euros em 2024. A empresa investe anualmente cerca de 400 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, buscando redesenhar seu portfólio com base em evidências científicas. Esser, que possui um doutorado em química, lidera uma equipe de 450 doutores em Paris-Saclay, focando na interseção entre biotecnologia, microbiologia e alimentação funcional.
A companhia está na vanguarda da chamada “alimentação baseada em bióticos”, que inclui probióticos e prebióticos, e investe em produtos que atendem a necessidades específicas de saúde, como alimentos para recém-nascidos e pacientes oncológicos. Esser destaca que a ciência está revolucionando a forma como entendemos a alimentação, enfatizando que cada microbioma é único e que a nutrição personalizada pode ter um impacto significativo na saúde individual.