O empresário franco-suíço Dan Mamane liderou a aquisição da marca francesa de artigos esportivos Le Coq Sportif, conforme anunciado nesta terça-feira (8 de julho de 2025) pelo site SportsPro Media. A empresa estava em recuperação judicial desde novembro de 2024, enfrentando sérias dificuldades financeiras nos últimos anos, incluindo um prejuízo líquido de 18,2 milhões de euros no primeiro semestre de 2024.
O consórcio de Mamane, que inclui o suporte do grupo japonês Itochu e de Udi Avshalom, ex-diretor de operações da Yeezy, comprometeu-se a investir inicialmente 70 milhões de euros na marca. Alexandre Fauvet, ex-vice-presidente executivo da Lacoste, foi nomeado novo diretor executivo da Le Coq Sportif, com a meta de alcançar vendas de 300 milhões de euros até 2030 e triplicar as vendas internacionais até 2027.
A proposta de Mamane superou a oferta de um consórcio apoiado pelo bilionário francês Xavier Niel e pelo judoca Teddy Riner, que solicitou o reinício do processo de venda, mas teve o pedido negado. A Le Coq Sportif, fundada em 1882, já enfrentou problemas operacionais, incluindo dificuldades na entrega de uniformes e um processo da Federação Francesa de Rugby por uma dívida de 5,3 milhões de euros.
A Airesis, antiga proprietária da marca, atribuiu parte dos prejuízos a um reposicionamento no setor de calçados. Mamane, que já tem experiência em reestruturação de empresas, espera implementar um plano que inclua o desenvolvimento de produtos focados em quatro verticais principais: estilo esportivo, herança esportiva, estilo de vida e desempenho.