A partir de julho de 2025, o Curso Técnico de Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) será oferecido gratuitamente em escolas estaduais de oito cidades dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Educação, visa ampliar o acesso à educação empreendedora para estudantes e egressos do ensino médio da rede pública.
As inscrições deverão ser realizadas presencialmente nas escolas que sediarão o curso, que terá duração de um ano e abordará uma metodologia que integra teoria e prática. O foco será no desenvolvimento de competências empreendedoras, como autonomia, planejamento e gestão de projetos. As escolas participantes incluem instituições em Ataléia, Minas Novas, Nanuque, Novo Cruzeiro, Pedra Azul, Serro e Teófilo Otoni.
Desde sua criação em 2010, o programa já formou mais de 4 mil alunos em todo o Brasil, preparando-os tanto para o mercado de trabalho quanto para o empreendedorismo. Dados do Sebrae Minas indicam que 64% dos ex-alunos conseguiram emprego, enquanto 58% decidiram continuar seus estudos. Além disso, 94% relataram um impacto positivo em suas vidas pessoais e 88% notaram melhorias em suas carreiras.
Com a expansão do projeto, que atualmente está presente em 23 escolas, mais de 200 instituições públicas em Minas Gerais receberão novas turmas em 2025, com um foco especial no interior do estado, onde a demanda por educação empreendedora é crescente.