Os representantes dos 384 cursinhos populares gratuitos selecionados pela Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) devem cadastrar os coordenadores e professores que receberão bolsas do programa até esta sexta-feira (4). O prazo para o cadastramento dos auxílios de permanência para os estudantes se encerra neste sábado (5). O Ministério da Educação (MEC) ressalta que os cursinhos que não cumprirem o prazo continuarão na rede CPOP e poderão receber recursos em um novo calendário a ser definido.
Criada em março deste ano, a CPOP visa oferecer suporte técnico e financeiro a estudantes da rede pública, especialmente aqueles de grupos socialmente desfavorecidos, como negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Cada cursinho selecionado receberá R$ 163,2 mil por turma, incluindo auxílio de R$ 200 mensais para até 40 alunos, além de recursos para a contratação de educadores e atividades administrativas.
Os cursinhos devem realizar o cadastro de informações pela Plataforma da Fiotec, seguindo as orientações enviadas por e-mail. Os estudantes indicados para receber a bolsa de permanência precisam comprovar sua condição financeira, podendo utilizar o Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) ou uma autodeclaração de insuficiência financeira, com a condição de se inscrever posteriormente no CadÚnico. A iniciativa federal prioriza cursinhos sem fins lucrativos que não recebem apoio financeiro direto ou indireto.