Em Curitiba, uma corretora de imóveis, identificada como Helen, denunciou um caso de estelionato emocional após um relacionamento de um ano com o sírio Wissan Faddel Hana, de 41 anos. O encontro ocorreu em um aplicativo de relacionamentos, onde Wissan se apresentou como um empresário com negócios em Dubai e um passado militar na Síria. Helen, que estava se recuperando de um divórcio, acabou se envolvendo emocionalmente e financeiramente com ele, transferindo mais de R$ 1 milhão ao golpista.
Helen relatou que, ao longo do relacionamento, Wissan se mostrou controlador e manipulador, levando-a a se afastar de amigos e familiares. Ela começou a desconfiar das intenções dele quando percebeu que as transferências de dinheiro eram frequentemente feitas para contas de outras mulheres. Uma das vítimas, que também foi enganada por Wissan, confirmou que ele se tornou agressivo quando suas solicitações financeiras foram negadas.
Na semana passada, após uma ameaça feita por Wissan, Helen acionou a polícia, que prendeu o golpista em flagrante. Durante a abordagem, foi encontrada uma pistola de ar em seu veículo, semelhante a uma arma de fogo. Wissan foi liberado após pagar fiança de R$ 1.500 e nega as acusações, alegando que foi Helen quem o ameaçou. Ele responde a um boletim de ocorrência por ameaça e Helen também registrou queixa por estelionato e violência psicológica.