Na manhã deste domingo (6), os 11 membros plenos do Brics se reuniram para a 17ª Cúpula do bloco, realizada no Rio de Janeiro. Durante a sessão de abertura, a Arábia Saudita não compareceu, apesar da confirmação do príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, ministro das Relações Exteriores do país. Até o momento, não há explicações sobre a ausência da delegação saudita, que, segundo informações, poderia ter chegado para as reuniões da tarde.
A foto oficial da cúpula, que contou com a presença de líderes como Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Narendra Modi (Índia) e Li Qiang (China), ficou incompleta sem a presença dos representantes sauditas. O Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é um fórum que reúne 21 países em desenvolvimento da América Latina, África, Ásia e Oceania, promovendo a cooperação em diversas áreas desde sua fundação em 2009.
Além da Arábia Saudita, outros países como Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã também se tornaram membros permanentes do bloco. Atualmente, o Brics conta com nações parceiras, incluindo Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão, além de convidados como Chile, Uruguai e a ONU.
Vale lembrar que a ausência de líderes em eventos internacionais não é uma novidade; em julho, durante o G20, também houve registros de ausências notáveis, como a do então presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que perderam a foto oficial. A tradição da foto de família em cúpulas internacionais foi retomada no Rio de Janeiro, após um hiato nas últimas edições.