Desde a última sexta-feira (11.jul.2025), usuários brasileiros do Instagram têm utilizado a postagem mais recente da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, para manifestar descontentamento com a decisão do presidente Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi anunciada em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (9.jul) e gerou uma onda de críticas nas redes sociais, especialmente após Trump restringir comentários em suas publicações na quinta-feira (10.jul).
Os internautas brasileiros têm utilizado frases como 'Brasil soberano' e 'deixe o Brasil em paz' para expressar sua indignação. Muitos comentários na página de Melania pedem que ela intervenha junto ao marido, com um usuário afirmando: 'Diz pro teu marido Senhor Laranja pra deixar nosso país em paz'. A expressão 'Senhor Laranja' se refere tanto ao tom de pele de Trump quanto à importação de laranjas do Brasil para os EUA.
A imposição das tarifas por Trump está relacionada a alegações de que o governo brasileiro estaria 'perseguindo' o ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta processos judiciais no Brasil. Em resposta, Lula declarou que o Brasil não aceitará ser tutelado e que a elevação unilateral das tarifas resultará na aplicação da Lei da Reciprocidade Econômica. Lula também enfatizou que o processo judicial contra Bolsonaro é uma questão interna, não sujeita a ingerências externas.
Trump, por sua vez, descreveu o julgamento de Bolsonaro como uma 'vergonha internacional' e pediu o fim do que chamou de 'caça às bruxas'. A disputa tarifária entre os dois países continua a gerar polêmica e reações nas redes sociais.