Cristina Wiazowski, do Progressistas, tomou posse como prefeita de Mongaguá, São Paulo, nesta sexta-feira (11), em uma cerimônia realizada na Praça Dudu Samba, durante o 20º Festão na Praia – Festival de Inverno do Empreendedor. A nova prefeita, que fez história ao receber 17.948 votos nas eleições suplementares de 8 de junho, é a primeira mulher a ocupar o cargo na cidade.
A eleição suplementar foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Paulinho Wiazowski, que havia vencido as eleições de 2024, mas teve seu registro negado devido a uma condenação por improbidade administrativa. Cristina Wiazowski superou Rodrigo Cardoso Biagioni, do União Brasil, que obteve 9.109 votos, equivalente a 33,67% dos votos válidos.
Durante a cerimônia de posse, Cristina expressou gratidão e responsabilidade em sua nova função, afirmando que seu compromisso será atender às expectativas da população com trabalho e transparência. A diplomação da prefeita e do vice, Julio da Imobiliária (PDT), ocorreu virtualmente no dia anterior, 10 de outubro, conforme os procedimentos do TSE, que atestam a legitimidade da eleição e a aptidão para o exercício do cargo.