Imagens exclusivas obtidas pelo RJ2 mostram uma ação de criminosos que tomaram ônibus em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, durante uma operação da Polícia Militar no Morro da Serrinha, na última terça-feira (15). Os vídeos revelam motoristas rendidos e passageiros obrigados a descer dos veículos sob ameaça, enquanto os coletivos eram utilizados como barricadas para dificultar o avanço policial.
Em uma das gravações, um ônibus quase vazio é interceptado por um homem armado, que, junto a outros criminosos, rouba o dinheiro das passagens e força o motorista a continuar dirigindo. Outro vídeo mostra um homem de capacete invadindo um ônibus parado no sinal, em busca das chaves do veículo. A ação dos criminosos é uma resposta à operação da PM, que já durava três dias consecutivos, segundo a tenente-coronel Cláudia Moraes.
A PM identificou esconderijos usados por traficantes na comunidade e mobilizou o Batalhão de Choque e o Bope para garantir a segurança da população. Passageiros relataram momentos de pânico, enquanto motoristas de ônibus expressaram preocupação com a rotina de violência, que impacta diretamente o direito de ir e vir dos cariocas. A Polícia Militar afirmou que está monitorando o uso de ônibus como barricadas para reduzir esse tipo de crime.