Duas crianças, de 2 e 4 anos, foram resgatadas em Araçariguama, São Paulo, nesta quarta-feira (23), após uma denúncia anônima sobre maus-tratos. O Conselho Tutelar e a Guarda Civil Municipal (GCM) atenderam a ocorrência no bairro Cintra Gordinho, onde encontraram as crianças em condições precárias de higiene e saúde. O pai das meninas foi ouvido, mas não houve prisões.
No local, os agentes constataram um ambiente insalubre, com forte odor de lixo, fezes no chão e restos de comida estragada. As crianças estavam sujas e brincando com lixo. Após a avaliação médica no Pronto Atendimento da cidade, foi verificado que elas estavam abaixo do peso e apresentavam infecções de pele, além de estarem com vacinas em atraso.
O pai, que trabalha à noite, e a mãe, que atua durante a tarde e noite, alegaram estar enfrentando dificuldades financeiras desde que se mudaram para a cidade há dois meses. O caso foi registrado como crime de maus-tratos, e a Polícia Civil solicitou exames periciais na residência e acompanhamento do Conselho Tutelar. A Vigilância Sanitária também foi acionada e considerou o ambiente impróprio para crianças.
As autoridades estão avaliando a possibilidade de acolhimento das crianças por parentes, e, caso isso não ocorra, o Ministério Público será acionado para tomar as devidas providências.