Cerca de 100 crianças do bairro Monte Verde, em Florianópolis, participaram de atividades de educação ambiental promovidas pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) nesta semana. As ações fazem parte do Projeto Socioambiental, que visa informar a população sobre a importância da coleta e tratamento de esgotos na região, beneficiada pela implantação de um novo sistema de saneamento.
Os encontros, realizados em parceria com a ONG Seara Espírita Entreposto da Fé, incluíram oficinas de saneamento onde educadores ambientais discutiram temas como drenagem pluvial e esgotamento sanitário. Utilizando vídeos e maquetes, os educadores demonstraram o funcionamento das infraestruturas e sua relevância para a saúde pública e a preservação ambiental.
Leonardo de Bortoli, biólogo e educador ambiental, destacou que as atividades são fundamentais para estreitar o relacionamento com a comunidade local, trazendo informações acessíveis que conectam a teoria à realidade observada pelas crianças, como as obras em andamento na região. Desde o início do projeto, há quase quatro anos, a CASAN já realizou mais de 90 atividades, envolvendo aproximadamente 1.700 participantes.
As iniciativas de educação ambiental foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação, e continuarão durante todo o processo de implantação do sistema de esgoto, que conta com um investimento total de R$ 196 milhões, financiados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).