Carlos Daniel Gomes Silva, conhecido como Carlinhos, celebra seu sexto aniversário internado no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, enquanto aguarda a liberação de um medicamento crucial para seu tratamento contra leucemia linfoide aguda. Internado desde 16 de junho, Carlinhos precisa iniciar a imunoterapia com blinatumomabe, que já é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas ainda não chegou até ele.
A mãe de Carlinhos, Keller Gomes, relatou que a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) se comprometeu a fornecer uma resposta sobre a liberação do medicamento, mas ainda não há garantias. Em nota, a Sespa confirmou que o medicamento está em processo de aquisição em parceria com o hospital onde o menino está internado.
Uma boa notícia é que um doador compatível de medula óssea já foi encontrado, mas o transplante só poderá ser realizado após Carlinhos responder à imunoterapia e entrar em remissão. A médica oncohematologista Adriana Seber explicou que o blinatumomabe é frequentemente utilizado em casos de recaída da doença e é coberto pelo SUS.
Enquanto a família aguarda uma solução, o pai de Carlinhos, Daniel Silva, expressa sua angústia ao ver o filho crescer dentro do hospital. Apesar das dificuldades, Keller mantém a esperança de que a medicação seja liberada, afirmando que "é só a Sespa liberar. A medicação existe, meu filho pode sobreviver".