Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgados na última terça-feira, revelam que o Brasil atingiu cerca de 52,6 milhões de beneficiários em planos de saúde médico-hospitalares e quase 34,8 milhões em planos exclusivamente odontológicos em maio de 2025. O aumento no número de usuários é de 1,1 milhão em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 287.235 em comparação a abril deste ano.
O relatório da XP Investimentos, baseado nas informações da ANS, aponta que o setor de planos de saúde e odontológicos adicionou 432 mil beneficiários no trimestre até maio, com destaque para os planos corporativos. As operadoras de grupos médicos e seguradoras apresentaram desempenhos semelhantes, com adições de 223 mil e 218 mil vidas, respectivamente.
O crescimento foi mais acentuado em São Paulo e Rio de Janeiro, que somaram 143 mil e 113 mil novos beneficiários, enquanto o Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte também registraram aumentos. A Unimed BH se destacou ao adicionar 17 mil beneficiários, enquanto a Unimed Ferj teve uma perda de 14 mil.
Analistas do Citi e BTG Pactual observaram que, apesar do crescimento geral, a Hapvida perdeu participação de mercado, enquanto a Amil e a SulAmérica se destacaram com adições significativas de novos usuários. A Hapvida, apesar de ter registrado uma adição líquida de 14.500 usuários em maio, ainda enfrenta desafios com um saldo acumulado negativo no trimestre.